Por Thais Rocholi

Só você sabe a dimensão de seus sonhos, mas tem ainda um longo caminho para chegar lá e você encontrará becos sem saída. Se você quer se comunicar bem, deve primeiramente começar ouvindo bem as pessoas ao seu redor. Ouvir implica, contudo, deixar de lado o egocentrismo para dar oportunidade ao outro de compartilhar a história dele.

Se o seu colega falar com você sobre seus problemas familiares ou de amigos, não há necessidade de pontuar suas frases com “eu, eu”, “eu acho”, “eu também”.

Um conselho simples e que em algumas situações fazem uma enorme diferença é relacionar o que o seu interlocutor está falando fazendo uma ponte com seu caso pessoal, no sentido de que permite que seu colega entenda melhor seu conselho. Mas você não deve fazer isso só porque quer falar sobre sua vida. Ouvir é fundamental se você tem em vista para onde sua posição atual pretende lhe levar.

Algo que pode ser de seu interesse e que considero importante, nunca julgue as pessoas ao seu redor com condenação ou dureza. Não é porque alguém não pensa igual a você, que ele não saiba fazer boas escolhas ou faça escolhas erradas. Saiba ouvir os argumentos e tente entender, sem fingir que concorda, senão você pode parecer hipócrita. 

O que vai fazer você se diferenciar das outras pessoas é a sua capacidade de comunicação em pequenos e grandes contextos, ouvindo e transmitindo suas ideias com clareza e eficácia para um público cada vez maior de pessoas que se aproximam de você.

%d blogueiros gostam disto: