Curau de milho é um doce brasileiro por excelência

Propaganda dos anos 40.

Vou ser bem sincera com vocês, particularmente, adoro doces e o curau de milho é um dos meus favoritos.  O milho possui vitaminas do complexo B, como a B1, que é indispensável para o nosso humor, além de minerais, a exemplo de magnésio, potássio, fósforo e cobre, que participam de várias funções no organismo, o que inclui o controle da pressão arterial.

Na obra “Dicionário do doceiro brasileiro”, de 1892, o Dr. Antônio José de Souza Rego retrata bem a receita original de “corá de milho ou doce nacional”. E é assim que as pessoas saboreiam há séculos o clássico doce de milho, que é tão importante na construção de uma ideia de pertencimento nacional!

“Como você prepara essa receita, Thais?” E eu respondo: Puro e simples.

O autor do livro faz a apresentação dessa receita com algumas instruções:

“Toma-se uma porção de espigas de milho verde descascadas, cujos grãos estejam ainda moles e cheios de um leite encorpado; ralam-se em redor e ajunta-se a massa em uma vasilha. Coa-se esta massa, e a cada garrafa deste sumo ajunta-se 120 gramas de açúcar refinado, e o caldo de uma laranja doce; deixa-se ferver durante dez minutos, e deita-se em pratos, polvilhando-se com canela”.

Fica ainda mais gostoso no dia seguinte. É uma sobremesa perfeita para se comer bem geladinha. Não se preocupe em engordar, mas seja moderado na quantidade.

Um dos pratos mais típicos do Brasil que pode ser preparado em diversas versões, como, por exemplo, de abóbora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: