O papel do líder e as comunidades virtuais

liderança
Imagem da internet.

Por Thais Oliveira

Quando eu iniciei os estudos na faculdade lá em Belo Horizonte, alguns colegas de turma sempre me chamaram de “Tatá”, apelido carinhoso que me soou familiar.  Na escola confessional do ensino médio onde estudei me chamavam  de “Maranhão”, nunca me importei, pois era mais fácil de lembrar de mim, dado que  nasci em São Luís  e fui morar em Belo Horizonte com 14 anos.

É bastante comum a frase: “Diga-me com quem andas e te direi quem és”!

Comecei falando sobre escola, que é um ambiente comum onde começamos a criar relacionamentos que podem perpetuar por toda a vida!

Hoje com o avanço da tecnologia, bem como o surgimento das redes sociais e cursos on-line, criou-se as comunidades virtuais que possuem um alto grau de integração afetiva e homogeneidade, dada a coesão e engajamento entre os membros que partilham de conteúdos pelos quais se identificam, isso diz respeito ao tipo de conhecimento, os objetivos,  as atividades diárias, formas de se agir e pensar. Os grupos de comunidades são formados por meio de hábitos e tradições semelhantes, criando-se relacionamentos duradouros e pessoais, uma vez que se compartilham dos mesmos valores, aumentando-se assim o grau de intimidade entre os membros.

Ao se analisar o pensamento de Durkheim sobre Educação e Sociologia, a missão de um líder, deve ser igual ao de um sacerdote, pois da mesma forma que o líder religioso age, todo professor ou líder tem como papel oferecer um incentivo moral a qualquer indivíduo considerado  isoladamente.

Portanto, a solidariedade deve sempre servir de reforço à moral, visto que quanto mais solidários formos, a atuação da solidariedade funciona como um meio de entender, envolver e proteger o grupo social do qual faz parte. Não como uma obrigação tirânica, mas como um ato voluntário e desinteressado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: