Aguçar os 5 sentidos, só tem a trazer equilíbrio!

o-que-e-ponto-de-equilibrio

Por Thais Oliveira

No tempo de Platão e Aristóteles era muito comum a ideia de que o homem percebe o mundo a partir dos seus sentidos. Assim, os sábios da época tinham a concepção de que o conhecimento não apenas começava a partir das percepções como também não poderia ultrapassar a sensibilidade.

O pensamento clássico a respeito de sentido é: “A faculdade que os homens e os animais possuem de perceber as diversas impressões neles produzida por objetos materiais”.  Aristóteles afirmava que nossos pensamentos não emergem a partir do contato de nossa alma com o mundo das ideias, mas sim a partir da experiência dos cinco sentidos: a visão, a audição, o tato, o olfato, o paladar.

Quem gosta de jardinagem e natureza como eu gosto, pode aderir ao cultivo de plantas dentro de casa, uma erva bastante útil na culinária e que também exala aroma na casa é o manjericão. É bem fácil de cultivar, pois não demanda muito esforço. As plantas tem o poder de transformar nosso humor, se você tiver a sorte de acompanhar o desenvolvimento do seu jardim ou de um jardim adotado, os ramos que você colher recompensa qualquer mau humor ou melancolia!

Os sentidos são formados por alguns receptores biológicos específicos que captam as energias transmitindo por meio de impulsos  nervosos ao cérebro, que  processa e aponta para a resposta que dará.

Um dos sentidos fisiológicos  que ninguém fala  é  o equilíbrio categorizado como o sexto sentido. Tem sons capazes de nos levar à  motivação, ao estímulo para um determinado ato, e outros à labirintite. Sim! Um som estridente demais ou violento demais nos desequilibra! A matriz do sentido de equilíbrio está  no ouvido e dispõe de um “mecanismo” próprio.

Ao se analisar os outros cinco sentidos, não poderia  me expressar melhor ao falar de ervas ou flores para ilustrar os cinco sentidos, cujo cultivo dessa ideia só tem a aumentar a geração de frutos. O olfato pode ser considerado o mais marcante, com raízes “primitivas” aguçadas, uma vez que tem uma ligação com a memória e está apto a agir no inconsciente das pessoas, trazendo um reconhecimento positivo ou negativo associado ao  cheiro de uma marca.

O que os olhos vêem, o coração sente”, isto significa  dizer que a visão é a priori  o sentido humano mais relevante para adquirir um produto, olhar para um buquê de flores ou um buquê de manjericão cultivado em casa, olhamos para a glória que nos dar um equilíbrio mental tanto fisicamente, quanto emocionalmente, ao ver ou visualizar,  o consumidor vai decidir  se leva ou não a  marca. Assim, a estética funciona como um   chamariz para atrair interessados no negócio.

O sentido do tato vai além de um toque físico no produto, mas cria um envolvimento  psicológico nas pessoas com a marca. Uma experiência única que jamais pode ser comparada à da cidade grande, é poder colher frutas diretamente do pé!

De onde vem tamanho entusiasmo por plantas, hortaliças, flores, frutas?…

 Essa experiência a partir da  interação tátil  cria um vínculo intenso do cliente com a marca, gerando fidelidade não planejada .

O sentido da audição não é algo voluntário, pois em todo o tempo se faz presente no nosso cotidiano. Ouvir música ambiente, com sons de água, da natureza, tem o poder de intervir no comportamento e até mesmo no humor das pessoas.

Quanto ao paladar,  há uma deliciosa interpretação! Só o  fato de ser educado e oferecer uma degustação,  já  induz o cliente a se sentir cativado, querido e especial! É assim que me sinto na feira de domingo, quando o pequeno agricultor me oferece maçã, laranja, abacaxi… É como se tivesse acabado de ser colhido do pé para mim!

Pode Copi@r!

Você gostou do artigo? Então deixe um comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: